sábado, 6 de março de 2010

Conforme fui crescendo, estudei em quatro escolas diferentes e, mesmo fazendo amigos e tendo a mulher e a pantera nos meus sonhos, achava que estava faltando alguma coisa na minha vida. Minha família é o tipo mais comum de católico, não vai à missa, bebe, fuma, e não segue nenhum dogma da igreja, a não ser os batizados, casamentos e funerais. Então quando cheguei ao segundo grau, numa escola de Cabo Frio onde haviam freiras que davam aula de religião, achei que tinha que ser isso. Como eu podia ter vivido tanto tempo "sem Deus no coração"? Entrei até para o grupo jovem, aprendi violão para tocar nas missas, enfim, estava extasiada.
Só que em meio a tudo isso, sendo geminiana e adorando ler, começaram a surgir os questionamentos de fé. Deixei o grupo de Cabo frio e entrei no da minha cidade,São Pedro da Aldeia, lugar onde moro desde os nove anos. Passei a frequentar as missas com outro padre, para tentar encontrar respostas para as perguntas que não queriam calar. De onde viera a tal mulher de Caim, se só tinha tres pessoas no mundo? (Abel tinha sido morto, né?) E isso é só um exemplo!!!
Neste grupo jovem, encontrei o homem gentil e generoso, que hoje é meu marido. Quando me afastei do catolicismo, ele me seguiu, ,simplesmente porque já tinha começado a se questionar tambem. Digo brincando, que foi a única coisa decente que eu tirei dessa experiência...
Ah, não parei de sonhar com minhas amigas nesta época, mas todos diziam que era só maluquice da minha cabeça, somente sonhos sem significado ou sentido.
Assim passaram-se mais de quinze anos, sem que, mesmo frequentando outras denominações cristãs que não o catolicismo, eu tivesse encontrado as tais respostas que buscava. Estudei com testemunhas de jeova, fui à cultos batistas, pentecostais,presbiterianos, e por aí vai... Até que cheguei a uma conclusão óbvia: meu problema era com o livro texto, base de todas essas religiões, a biblia. Não conseguia aceitar tantas contradições. Não Matarás, exceto, feitceiras, adúlteros, e pecadores, do ponto de vista de quem estivesse mandando na época.O que é isso? Dois pesos, duas medidas? Fora o fato de que, no mesmo livro, o Deus parecer ser duas personalidades diferentes. No velho testamento, guerra, e no novo ele é só bondade, mandando o filho para morte, para salvar as pessoas.
Acho que por aí, já dá para ter uma idéia de como fiquei me sentindo. Não deixei de sentir falta de Algo maior na minha vida, só não dava para ser esse Deus do judaísmo e do cristianismo.